Benefícios do Sistema de Aquecimento Solar

beneficios aquecimento solar

Com as altas temperaturas do final de ano chegando, muitas pessoas se preparam para desfrutar do melhor que esta época do ano tem para oferecer. Por este motivo também, existe uma grande procura pelo sistema de aquecimento que utiliza a energia e o calor do sol, para aquecer a água a uma determinada temperatura para que seja possível utilizar em diversos lugares, como por exemplo, na piscina, chuveiro e torneiras de uma residência.

O sistema de aquecimento solar funciona basicamente realizando a conversão da radiação do sol em energia térmica, e para isso são necessárias três partes específicas deste processo. A captação, o armazenamento e o consumo, onde será disponibilizada a água aquecida para os diversos pontos onde se faz necessário.

Sistema de aquecimento solar residencial

 Para que seja possível instalar e utilizar um sistema de aquecimento solar em uma determinada residência, é importante que as pessoas que desejam realizar esta tarefa tenham o conhecimento de algumas informações básicas, para que quando instalado, possa utilizar de forma correta este sistema.

O sistema de aquecimento solar, principalmente quando utilizado para banho deverá ser formado por um conjunto de placas coletoras que deverão absorver o calor do sol, e encaminhar este aquecimento para o reservatório específico, onde será aquecida a água. Durante a instalação deste sistema, serão fixadas no telhado da residência as placas coletoras, tendo sempre a sua direção voltada para o norte. Abaixo do telhado é deverá ser instalado os componentes restantes desse sistema, como o reservatório térmico e a caixa d’água.

Durante a instalação do sistema de aquecimento solar deverá ser identificado uma diferença de no mínimo 30cm de desnível para favorecer a utilização do sistema. Na residência onde for instalado este sistema, o reservatório térmico que será utilizado para proporcionar o armazenamento da água quente, deverá ser instalado em um ponto próximo à caixa d’água. A capacidade deste componente poderá variar de 200 a 600 litros.

O sistema de aquecimento solar necessita da incidência solar para que a água a ser utilizada possa circular nas placas coletoras. A quantidade de água que for aquecida durante a incidência solar será armazenada no reservatório térmico. Neste reservatório a água poderá alcançar aproximadamente 70ºC dependendo da região e também da tecnologia que foi utilizada para realizar a instalação.

Para que seja possível utilizar a água para diversas atividades em uma temperatura que seja agradável é necessário que dentro do reservatório térmico ocorra a mistura da água quente com a água fria, para que seja disponibilizada no ponto de consumo.

 Benefícios do sistema de aquecimento solar

Confira abaixo os maiores benefícios que você poderá adquirir com a utilização de um sistema de aquecimento solar  em sua casa.

  • O sistema de aquecimento solar proporciona uma grande economia com gasto de energia elétrica.
  • Baixo custo para usuários.
  • Proporciona uma energia limpa sem poluir o ambiente.
  • Uma vez que a energia solar é gratuita a economia dos gastos com aquecimento de água poderá acontecer por vários anos, enquanto o sistema estiver ativo.
  • Este sistema utiliza uma energia ecologicamente correta
  • Não polui o meio ambiente, podendo ajudar inclusive a minimizar os impactos ambientais, causados pela energia elétrica.
  • De acordo com dados indicados pela AMBRAVA, com um metro do sistema de coletor solar que é utilizado em diversos locais, é possível evitar o corte de 215 quilos de lenha, 66 litros de diesel, 55 quilos de gás por ano, além de impedir a inundação de quase 56 m² de terras férteis, devido às construções das hidrelétricas.