Aquecedor de passagem

aquecedor de passagem

Para que você tenha água quente durante o ano todo na sua casa, é possível contar com o auxílio do aquecedor de passagem para realizar esta tarefa. Uma vez que são vários os modelos e tipos de aquecedores que existem, é importante conhecer o funcionamento destes, para que seja possível adquirir o melhor modelo e sistema, para atender as suas necessidades de forma eficaz.

Os modelos mais conhecidos do sistema de aquecimento são os aquecedores de passagem e por acumulação. Para que você tenha um conhecimento mais aprofundado sobre os aquecedores, iremos tratar de forma específica dos aquecedores de passagem.

Com o sistema de aquecimento utilizando um aquecedor de passagem, a água será aquecida a medida que passar pelo sistema de serpentina que é utilizado, localizado ao redor de uma câmara de combustão, que é o local aonde a chama ficará acessa para efetuar o aquecimento da água. Nesta modalidade não existe a necessidade de qualquer local para o armazenamento da água, uma vez que ela entra pelo aquecedor e movimenta uma peça avisando que será necessária a liberação do gás para que a água seja aquecida e liberada para os lugares aonde é necessário, como por exemplo, no chuveiro, banheira, na pia do banheiro e da cozinha, e até mesmo em máquinas de lavar.

Para que o sistema de aquecimento de passagem possa funcionar de uma forma eficiente, e aquecer a água instantaneamente é importante verificar a quantidade de locais que você deseja utilizar uma saída de água quente. O número de pessoas que irão se beneficiar deste sistema, em um primeiro momento não irá interferir em nada, mas a quantidade de locais onde a água será distribuída sim. Uma vez que é preciso disponibilizar os itens necessários durante a instalação, para que a água quente chegue em todos os locais pré-determinados.

Funcionamento do aquecedor de passagem

O funcionamento do aquecedor de passagem acontece da seguinte forma: para que o sistema seja acionado, basta que exista o fluxo de água passando pelo mesmo, de forma que a pressão da água em fluxo irá acionar a válvula de abertura do fornecimento do gás. Durante alguns segundos no início do fluxo da água será acionado um dispositivo eletro/eletrônico para acender a chama.

Quando a chama estiver acessa ela será dirigida para as tubulações de uma serpentina (tubulações de cobre) pela qual a água irá passar e logo será aquecida. A partir do momento em que o fluxo de água for interrompido, automaticamente a válvula de fornecimento de gás será fechada e a chama irá se apagar.

Os aparelhos de aquecedor de passagem que são ainda mais modernos possuem um sistema de reconhecimento de ausência da chama. Após 10 segundos sem o sistema detectar a presença da chama, este irá fechar o fornecimento do gás. A criação da chama acontece através de faíscas elétricas que são emitidas por uma vela onde normalmente é alimentada por duas pilhas.

Aquecedor de passagem no verão

Ter água quente em casa para tomar banho e até mesmo realizar algumas atividades domésticas, pode ser um dos maiores benefícios de possuir um sistema de aquecimento a gás. Mas uma dúvida que pode permanecer durante algum tempo para os consumidores, é a seguinte: Como utilizar o sistema de aquecimento durante o verão.

Para que você possa tomar um banho refrescante no verão sem utilizar a água quente que passa pelo sistema de serpentina, é possível aprender a regular o sistema de aquecimento e até mesmo a utilizar outro sistema para a entrega de água nas saídas quando não for necessário a utilização de água quente.

Se você possui um aquecedor de passagem em sua residência é possível que durante o verão este sistema também seja utilizado, de forma que você não irá precisar tomar um banho quentíssimo só por possuir um sistema de aquecimento. Opcionalmente alguns aquecedores podem disponibilizar um botão de seleção inverno/verão, que na maioria das vezes pode estar localizado na parte inferior do aparelho, onde será reduzida a intensidade do gás possibilitando a utilização de um número menor de queimadores, e não será necessário utilizar os botões de controle do volume de gás e também do volume de água.

No entanto, se você não possui um aparelho com o botão inverno/verão, é possível regular o sistema de aquecimento através do volume de gás e volume de água que são disponibilizados pelo aparelho. Através da configuração do volume de gás é possível regular a vazão de gás para queima. Quando você aumenta este volume, a água atinge uma temperatura maior durante a sua utilização. Para evitar esta atividade é possível diminuir o volume, para que a temperatura da água também seja diminuída.

Com esta regulagem é possível utilizar o sistema de aquecedor de passagem durante o ano inteiro, e da forma que seja melhor para atender as suas necessidades. Agora que você já sabe como utilizar o aquecedor de passagem no verão, entre em contato com a Energy e solicite o serviço de instalação do sistema de aquecimento de passagem para a sua residência.