Os aquecedores a gás apresentam um papel fundamental nas estações mais frias do ano. Além de serem uma das melhores opções para produzir água quente de forma eficiente e prática, este tipo de sistema consegue suprir diversos tipos de necessidades em um único ambiente.
O conforto da água quente pode ser empregado em chuveiros e torneiras de modo que proporcione comodidade à pessoa que precisar utilizar, sendo muito empregado nas horas do banho.
Este equipamento funciona a base da circulação da água através do seu interior, na qual a parte interna do aquecedor a gás consegue elevar a temperatura da água de forma rápida e eficaz.
Com um funcionamento simples, o aquecedor a gás é muito utilizado pelo fato de apresentar um bom custo benefício e resultados imediatos. O sistema funciona a partir do momento em que o equipamento for ligado a uma corrente elétrica, pois a água fria que é introduzida no aparelho passa pelo sistema de aquecimento e após este processo, ele segue pela serpentina correndo por toda a câmara de combustão que é o local responsável pelo aumento da temperatura.
Há dois tipos de aquecedores que podem ser empregados no estabelecimento, sendo classificados como:
- Aquecedor a gás por passagem: Este procedimento ocorre quando a água é aquecida gradualmente conforme o líquido passa pela parte interna do aparelho. O processo de aquecimento é resultado da passagem da água pelo sistema de serpentina;
- Aquecedor a gás por acumulação: Semelhante ao sistema de passagem, os aquecedores que se enquadram nesta variação apresentam um reservatório de acumulação.
Estes aparelhos agregam grande funcionalidade ao local instalado, pois além de apresentam um ótimo desempenho em relação à temperatura da água, a pressão se torna maior e consequentemente o aparelho que estiver vinculado ao sistema de aquecimento irá expressar um resultado altamente qualificado.
Para que este sistema seja instalado no local desejado, alguns requisitos devem ser seguidos, tais como:
- Local apropriado para instalação dá máquina;
- Ponto elétrico disponível;
- Tubulação hidráulica que esteja favorável para desempenhar a entrada e saída da corrente de água;
- Tubulação de cobre para realizar a passagem do gás;
- Chaminé e duto de alumínio flexível para que haja algum meio onde possa ocorrer a eliminação das substâncias tóxicas produzidas pela queima excessiva de gases;
- Ponto padrão de gás;
Para verificar que o sistema estará seguro, é preciso ficar atento à coloração das chamas. O ideal, é que as chamas apresentem uma cor meio azulada, isso indicará que tudo está normal.
Caso a coloração comece a apresentar instabilidade de cores e as chamas começarem a aparecer amareladas, é imprescindível suspender o uso e verificar o que está causando esta alteração. Na maioria dos casos, este tipo de anormalidade ocorre devido ao acúmulo de resíduos.
É aconselhável manter os registros e conexões sempre revisados, para evitar imprevistos e o surgimento de irregularidades. Não é indicado utilizar a os aquecedores a gás em temperatura máxima, pois além de esquentarem água demais, é possível ocorrer queimaduras. Mantenha o local da instalação sempre ventilado, pois o queimador tende a consumir uma maior quantidade de oxigênio durante o processo de combustão.
Como cuidar de um aquecedor a gás?
Assim como o processo de escolha o aparelho é importante, saber adotar o cuidado específico para o aparelho também é um ponto indispensável. Para conservar o aparelho, algumas medidas devem ser adotadas, assim como:
- Na hora de efetuar a instalação do aparelho, busque coloca-lo em um ambiente que apresente ventilação constante. Certifique-se com o técnico, de que o equipamento está seguro;
- Fique atenta a coloração das chamas, elas podem te indicar a presença de alguma irregularidade no sistema;
- Tente manter o aquecedor na posição intermediária durante as estações mais frias, e no verão, busque deixa-la na posição mínima, pois não será necessária a produção de água muito quente;
- Os aquecedores a gás apresentam uma superfície específica para o encaixe de pilhas de cargas, busque mantê-las sempre renovadas para que o funcionamento não seja afetado.
Quais os principais benefícios dos aquecedores a gás?
Muitas pessoas possuem o hábito de acordar e tomar um banho para dar uma avivada, e também há àquelas que necessitam de um banho quentinho para relaxar e descansar o corpo antes de dormir.
Alguns indivíduos preferem uma água mais morna, e outros optam por aquela água quase queimando a pele de tão quente. Os aquecedores a gás conseguem suprir a maioria das necessidades pelo fato de apresentar o ajuste manual da temperatura.
Para esta opção de sistema de aquecimento, há vários benefícios que podem ser evidenciados, sendo elas:
- Banho quente durante o dia todo, em todas as estações do ano;
- O custo benefício pelo uso do equipamento é muito rentável, pois os gastos só serão contabilizados a partir do momento em que a pessoa realmente utilizar o aparelho;
- Pode ser empregado em diversos tipos de estabelecimentos, podendo ser tanto residenciais como comerciais;