Coletor Solar a Vácuo

template - energy

O coletor solar a vácuo, assim como os coletores mais comuns, possui a responsabilidade de absorver o calor do sol, de forma que possa transferi-lo para a água que se encontra dentro dos tubos e esta forma disponibilizar água aquecida a uma determinada temperatura, de forma que possa ser utilizada em vários ambientes de uma casa ou indústria, além de outros ambientes como empresas ou até mesmo em academias.

Este coletor possui este nome, uma vez que o seu isolamento térmico, que impede a perda de água, é um isolamento a vácuo, sendo um dos melhores isolantes térmicos existentes no mercado. Uma das maiores vantagens da utilização deste sistema de coletor solar é o fato de que este sistema é extremamente resistente, podendo aguentar fortes impactos, congelamento ou corrosividade da água, de forma que não irá ocorrer de modo facilitado a perda do sistema e nem mesmo da água que será aquecida.

Outro ponto forte do sistema de coletor solar a vácuo que podemos identificar, é o rendimento e a eficácia que estes coletores possuem, conseguindo apresentar um rendimento maior, quando comparado aos coletores comuns que existem atualmente.

Funcionamento do coletor solar a vácuo

Os tubos de vidro que são utilizados neste sistema são compostos por duas camadas, sendo uma interna e a outra externa. A camada interna possui uma superfície seletiva que consegue aumentar a absorção da irradiação solar. Entre essas duas camadas de vidro a vácuo, existe o isolante térmico que consegue garantir uma maior eficiência do sistema de aquecimento de água.

A tecnologia que é utilizada neste equipamento permite obter um ganho maior de energia, além da perda de calor que será reduzida proporcionando uma economia de energia ainda maior.

Para facilitar a circulação da água, o processo irá ocorrer através da termossificação, de modo que a água fria mais densa consegue empurrar a água que foi aquecida dentro do tubo a vácuo, armazenando-a no reservatório térmico.

Vantagens do sistema de coletor solar a vácuo

O coletor solar a vácuo possui a mesma função que o coletor solar comum, de forma que consegue utilizar de uma forma muito eficaz o isolamento térmico, para que consiga segurar por mais tempo o calor que foi gerado.

As principais vantagens que podemos encontrar com a utilização deste sistema, são a eficiência, resistência e alta durabilidade. Para a sua eficiência é apresentado um índice de absorção de irradiação solar entre 94 e 96%, podendo garantir ainda a perda da temperatura térmica.

Já a resistência dos componentes deste sistema, pode ser provada pelo fato de que consegue resistir até mesmo à chuva de granizos. Os vidros que são utilizados possuem alta resistência a impactos. Por fim, a alta durabilidade deste sistema pode ser identificada, garantindo maior eficiência por um tempo maior.